Cachorro pode comer fígado de boi assim como os humanos?

por: Caroline Mendes

Foto: Canva

Seta

O "Multivitamínico" da Natureza. O fígado é denso em nutrientes. Ele oferece uma carga pesada de Vitamina B12 (energia), Ferro (sangue) e Zinco, sendo superior a muitos suplementos artificiais para manter a imunidade alta.

O Risco da Hipervitaminose A. O fígado é o depósito de Vitamina A no corpo. Como o cão não a elimina facilmente, o consumo excessivo causa toxicidade acumulativa, levando a dores articulares e deformações ósseas graves.

Seta
Seta

A Cozinha Proibida. O erro fatal está no "tempero humano". Cebola e alho, clássicos no preparo do fígado para nós, são tóxicos para cães e destroem glóbulos vermelhos. O preparo para eles deve ser 100% sem sal e temperos.

Cozido é Segurança. A menos que você siga uma dieta crua (BARF) com congelamento profilático rigoroso, cozinhar o fígado levemente em água elimina o risco de bactérias e parasitas sem destruir totalmente as vitaminas.

“”

“”

A Bomba de Cobre. Algumas raças, como Bedlington Terriers e Dobermans, têm dificuldade genética em processar cobre. Para eles, o fígado (rico nesse mineral) pode causar doenças hepáticas sérias e deve ser evitado.

Seta
Seta

A Regra dos 5%. O fígado não é "carne", é víscera secretora. Ele não deve ultrapassar 5% a 10% da dieta total do animal. Exceder isso é garantia de uma diarreia escura e fétida quase imediata.

Pode comer como humanos? Não, o preparo muda tudo. O cão pode comer o ingrediente (fígado), mas jamais o prato "fígado acebolado". Deve ser servido cozido apenas em água, sem temperos e em porções minúsculas como "petisco de luxo".

Seta